quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Vulcão do Capital




Após eu assistir a esse vídeo que demonstra a insustentabilidade do Capital, me lembrei que eu costumo fazer a seguinte analogia sobre o capitalismo:

Imaginemos um vulcão em erupção em determinada região. Sua lava é utilizado como fonte de energia das cidades próximas e o modo de vida dos seus habitantes depende das suas erupçpões. Entretanto, para que a vida dessas pessoas siga seu curso habitual, essas erupções tem que ser cada vez maiores.

Regularmente, o vulcão acaba expelindo mais lava do que as pessoas conseguem converter em energia e isso acaba destruindo uma parte dessa localidade. Problema que é "resolvido" através da construção de barreira e canais para desviar a lava para outro lugar. Mas acontece que o vulcão, expele cada vez mais lava as pessoas começam perder o controle desses vazamentos, pois a quantidade de lava  expelida é cada vez maior e nunca é controlada totalmente.

As pessoas sempre buscam a solução desse problema tentando criar novos desvios para a lava, direcionando ela para lugares que os estragos causados por ela não seja tão grande. Mas ninguém cogita a possibilidade de tentar acabar com erupção, pois, para eles, é inconcebível uma sociedade que não utiliza a lava do vulcão como meio de energia.

Inevitavelmente o vulcão acabará destruindo tudo. A menos que a erupção seja contida e que essas pessoas que vivem próximas a ele busquem outra fonte de energia, esse completa destruição será uma realidade cada vez mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário